SNS já administrou mais de 430 mil doses de vacina

O Serviço Nacional de Saúde já administrou mais de 430 mil doses de vacina contra a gripe até agora, mais 30 mil que no mesmo período no ano passado.

Até final da semana passada foram administradas 430 mil doses no SNS, onde a vacina é gratuita para grupos de risco, pessoas a partir dos 65 anos, e alguns doentes crónicos e pessoas em lares.

O balanço foi feito pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que foi juntamente com o secretário de Estado da Saúde, António Sales, e com o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, vacinar-se no centro de Saúde de Sete Rios, em Lisboa.

O bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, aproveitou para deixar um apelo aos profissionais para que se vacinem contra a gripe, recordando que se protegem aos próprios, aos doentes e ao também aos serviços de saúde.

“Se muitos profissionais ficarem doentes ao mesmo tempo, isso enfraquece o serviço de saúde e diminui a capacidade de resposta numa altura em que é muito necessária”, sublinhou.

Miguel Guimarães lembrou ainda que a taxa de vacinação entre os profissionais de saúde nos anos anteriores foi reduzida. Segundo dados do Vacinómetro, só cerca de metade dos profissionais de saúde tomaram a vacina da gripe.

Este ano o SNS tem cerca de 1,4 milhões de doses de vacina da gripe para administração gratuita, mais as 600 mil disponíveis nas farmácias para compra mediante receita e com comparticipação estatal.

31-10-2019