Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica emite informações sobre medicamentos biossimilares

A Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) elaborou um folheto informativo sobre medicamentos biossimilares dirigido aos doentes.

O objetivo é fornecer informação resumida sobre os medicamentos biossimilares, podendo ser usado por profissionais de saúde como uma ferramenta de comunicação, no sentido de responder a questões que os doentes possam ter sobre estes medicamentos.

O folheto introduz os medicamentos biológicos (onde se incluem os medicamentos biossimilares) como moléculas grandes e complexas, produzidas em organismos vivos, os quais foram modificados para que produzam a substância ativa do medicamento biológico.

A CNFT informa que, apesar se poderem verificar “pequena diferenças entre os diferentes lotes do medicamento biológico e entre o medicamento biossimilar e o seu biológico de referência, todos os medicamentos são avaliados antes de serem aprovados, de modo a garantir o acesso a medicamentos com elevados padrões de qualidade, segurança e eficácia”.

A nota informativa acrescenta que é possível mudar de um medicamento biológico de referência para um medicamento biossimilar, cabendo essa decisão sempre ao médico responsável.

22-05-2018